sobre IGCS

O Instituto de Gestão e Ciências de Saúde – IGCS Lda. é uma instituição de formação de técnicos de nível médio, actuando nas áreas de ciências de Saúde, contabilidade e de gestão.

Criado em 2014, então ITN – Instituto Técnico de Negócios, pelo Mestre Paulo Jorge Henriques, empresário do Grupo PH Mozambique Holding.

Esta instituição foi, inicialmente, concebida para lecionar os cursos médios de Técnicos de Contas e os de Técnicos Aduaneiros.

Em 2016, dada a demanda e liberalização de formação em cursos de Saúde, pelo Estado Moçambicano, o IGCS iniciou com a formação de Técnicos Médios em Administração Hospital, postos no mercado de emprego em julho de 2018.

No mesmo ano de 2016, iniciou com investimentos galopantes no laboratório Humanistico e em tecnologias de informação, com vista a abertura de cursos médios em ciências de Saúde (medicina curativa).

Com uma equipe de gestores jovens e parceiros como Universidades de Johannesburg e Brasil, o IGCS Lda. instalou um dos melhores laboratórios de simulação humanística da região norte de Moçambique.

Actualmente, está devidamente acreditado, com certificação da ANEP – Autoridade Nacional de Ensino Profissional, para a lecionação dos cursos de: Enfermagem de Saúde Materno Infantil, Enfermagem Geral, Técnicos de Medicina Geral e Técnicos de Laboratório.

Neste instante, encontra-se em fase de descontinuação dos cursos de Técnicos de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio e Técnicos de Farmácia, para além dos cursos já descontinuados, os de Técnicos Médios de Administração Hospital, Técnicos de Conta e Técnicos Aduaneiros, devido às dinâmicas do mercado laboral.

Preocupado com a qualidade formativa, o IGCS Lda. formou em 2019, através do Don Bosco em parceria com ANEP, 56 formadores em conformidade com a Lei nº 6/2016 de 16 de junho.

Iniciou-se em 2019, com a construção de campus próprio, no Bairro de Natikiri, numa área de 3.300 m2, uma infraestrutura de arquitetura moderna, com 3 laboratórios, 12 salas de salas de aulas, 1 sala de informática com capacidade para 40 utentes e uma biblioteca física, para além de outros compartimentos de natureza administrativa bastante adequados a formação. Espera-se que no 2º semestre de 2021, estas infraestruturas recebam uma média de 960 estudantes, em 2 turnos.

Para galvanizar o saber fazer, o IGCS Lda. celebrou memorandos de entendimento com as Direcções Provinciais de Saúde de Nampula e de Cabo Delgado, para a utilização das unidades sanitárias, para estágios e práticas pré-profissionalizantes.

É ainda com muito orgulho que o IGCS Lda. afirma que a sua relação com essas unidades sanitárias é a melhor de entre as várias instituições de gestão privada existentes na cidade de Nampula, onde se situa a sua sede.

São ainda encorajadores, os vários elogios, que sistematicamente, o IGCS Lda. recebe dos campos de estágios, do desempenho positivo dos seus formandos, além dos elogios e encorajamento dos pais e encarregados de educação, tal como das instituições governamentais de tutela.

Ainda o IGCS Lda. afirma, de viva voz, que possui a maior quota de mercado da região norte do país, a nível das instituições de ensino médio de gestão privada. Como ainda pode afirmar, sem ressalvas, que os seus graduados, em média de 725 até então, são altamente competitivos empregáveis e produtivos.

Esta instituição de ensino espera se expandir para toda a região norte do país e ter uma escola superior de saúde nos próximos 3 anos.

Ela está motivada pelos resultados correntes e pelas projeções dos resultados do futuro. Continuará a privilegiar a maior parte do seu orçamento no investimento a inovações tecnológicas, científicas e formativas.

Esse é e será o IGCS.

Formar com excelência para desenvolver competências!

Designer by  MozAbility  |  IGCS © 2020 / All Rights Reserved